Muitos me procuram compartilhando o interesse pelo varejo online, mas após ouvir suas intenções e expectativas, identifico que nem sempre há uma ideia clara sobre o negócio. Este é o principal motivo pelo qual muitos empresários se perdem no caminho e o sonho se resume a prejuízos e frustrações.
Você sabe o que é um projeto de e-commerce? Não basta criar a estrutura, subir produtos e esperar pelas vendas. É preciso entender que o sucesso de qualquer projeto exige um planejamento minucioso e estratégico. Se não sabe por onde começar, listarei alguns tópicos que podem auxiliar neste processo.
Marca
A primeira impressão é a que fica! Já refletiu sobre este ditado? Quando temos o primeiro contato com alguém, a postura, a aparência e o nome dizem muito a seu respeito. Desta maneira, sua marca deve “contar uma história”, resumindo em um nome, como seu e-commerce será visto e lembrado.
Em quais tópicos pensar ao criar uma marca:
- liste todas as suas ideias;
- fuja dos termos comuns;
- o ideal é que o nome seja auto-explicativo;
- sua marca deve sugerir o tipo de produto ou serviço ofertado;
- verifique se a opção escolhida está disponível para registro (www.suamarca.com.br).
Se ainda tiver dificuldades para definir o nome, siga para os próximos tópicos e ao final o encontrará!
Público
Entender seu público é muito importante para garantir o sucesso do negócio. Por isso, vou te levar à algumas reflexões sobre seu produto ou serviço:
- gera interesse a qual sexo? (masculino, feminino, ambos);
- qual faixa etária se identificaria? (De 18 a 24, 25 a 34, 35 a 44, 45-54, 55-64, acima de 65 anos);
- quem se interessa pelo seu produto, também se interessa por quais outros produtos;
- a qual classe social se destina? (A, B, C, AB, BC, todas).
Encontrar as respostas para estes questionamentos, vai direcioná-lo no processo de definição das estratégias, linguagem de comunicação, valor médio do produto e também volume base de estoque para começar.
O segmento
Moda e Acessórios, Casa e Decoração, Eletrônicos, Pet Shop, Telefonia, Games, Outros? Certamente fica se perguntando qual segmento irá lhe proporcionar maior faturamento. Se fizer uma pesquisa online, terá noção dos e-commerces que mais faturam. Mas não utilize estas informações como uma uma verdade absoluta para definir o futuro do seu e-commerce.
Fugir do óbvio é um desafio, mas também uma grande oportunidade que o levará onde poucos estão, despertando interesses, descobrindo um novo público e nicho de mercado de forma assertiva.
“Tenha paixão por aquilo que você faz” soa como uma frase clichê? Mas é verdadeira. Escolher um segmento com o qual você se identifica facilitará muito esta jornada, pois saberá sempre qual a real necessidade do seu público, oferecendo-lhe o produto certo no momento certo. Agora sim, você está mais perto de obter o faturamento desejado.
Concorrência
Conheça sua concorrência, estude quem são eles, qual linguagem utilizam e o que estão fazendo. Se ainda não sabe como encontrá-los, utilize os sites de busca e procure por produtos iguais ou semelhantes aos que serão disponibilizados em sua loja virtual. Os primeiros nomes exibidos são os que possuem maior relevância. Então, eleja 3 como os principais e analise todas as informações sobre cada negócio:
- há quantos anos esta empresa existe?
- possui loja física? Em qual cidade/região?
- como está a avaliação dos seus clientes no www.reclameaqui.com.br?
- possui presença nas redes sociais? Veja os likes, compartilhamentos e avaliações;
- quais métodos de pagamento disponibilizam?
- com qual frequência atualizam os banners e promoções no site?
- como o produto é enviado? Correios, transportadora, outros?
- entenda como é a navegação pela loja virtual;
- simule ou realize uma compra para entender como se comunica com os clientes.
Esta análise fará você entender quais os pontos fortes e fracos da sua concorrência. Utilize os pontos fortes como referência para ir além e os pontos fracos como oportunidade para sair na frente e conquistar seu espaço.
Diferencial
Os consumidores online não buscam apenas por produtos, mas pela solução que atenda sua necessidade, seja ela informação, produto, serviço, etc. Para conquistar esse consumidor e torná-lo seu cliente é preciso impressionar e cativar, comunicando-se com clareza e atendendo aos seguintes pontos:
- gerar confiança e credibilidade na sua marca;
- ter uma loja virtual amigável e de fácil navegação;
- diversificar o mix de produtos e categorias relacionadas ao seu segmento;
- proporcionar opções e facilidades de pagamento;
- definir estratégias de marketing e vendas (canais de mídia, parceiros, promoções, desconto, cupom?).
No universo online, as empresas “se copiam” com facilidade. Então, seja diferente e faça com que sua marca ofereça uma experiência única ao seu público!
Tecnologia
Este é um dos itens que mais gera insegurança e dúvidas, podendo contribuir ou comprometer seu projeto como um todo. Por isso, exige uma atenção especial no seu planejamento. Para facilitar, vou desmistificar o que você precisa:
- Domínio
O nome de domínio é o endereço a ser informado no navegador para acessar seu site (www.suamarca.com.br). Após definir o nome da sua marca, faça o registro de domínio para garantir que não será usado por outra empresa.
- Hospedagem
Após registrar seu domínio, defina o servidor onde irá hospedar toda estrutura do seu e-commerce (textos, imagens, arquivos, etc.). Não basta ter um “endereço” (domínio), é preciso ter onde “morar” (hospedagem).
- Plataforma
É a base de toda operação do e-commerce.
Atualmente existem várias plataformas de e-commerce no mercado. Entenda os diferenciais de cada uma delas e qual se adequa à sua necessidade. Geralmente, as plataformas mais robustas, oferecem o domínio e hospedagem como um diferencial na contratação.
Dedique seu tempo e atenção para definir de forma assertiva sua tecnologia. Se inicialmente não puder investir em uma estrutura mais robusta, não desanime e comece menor. Com o tempo e crescimento da sua empresa, faça as mudanças necessárias gradativamente.
Planejamento estratégico
“Tenho uma marca bacana, um e-commerce bonito e um bom mix de produtos, mas não estou vendendo!”. Escuto isso com frequência e muitos acreditam que ao lançar uma loja virtual, terá um retorno imediato sem nenhum esforço. Não se engane!
Não basta ter um e-commerce, é preciso ter estratégia. O consumidor online é imediatista e seu comportamento e interesses mudam com frequência. Por isso, é necessário traçar um planejamento, definir quais ferramentas e canais online serão utilizados, aplicar testes e mensurar os resultados. Nesta etapa, profissionais especialistas ou agências de performance podem auxiliá-lo no processo.
Considerações finais
Neste artigo, compartilhei alguns pontos que devem ser considerados. Durante o processo, você irá se deparar com vários outros pontos e situações que deverão ser devidamente analisados e tratados. Não se deixe levar pela empolgação e ideias criativas, então faça seu planejamento de ponta a ponta, siga estas dicas e certamente terá sucesso.
Espero ter contribuído e incentivado seus primeiros passos. Desejo sucesso e boas vendas!
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commerce-por-onde-comeco/